terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Detentor do saber.



A ignorância é um sacramento. (ouvi de alguém, que ouviu de outrem)
Essa afirmativa parece egoísta, quando se pensa em negar o conhecimento. Parece ruim, quando se pensa em manter alienado quem poderia não ser ou está. Porém, ela nesse texto expressa o sentido de que o excesso de conhecimento muitas vezes, repito, MUITAS VEZES, faz do homem o detentor do mesmo, oprimindo, rejeitando e tripudiando de quem ainda não o conhece.

Decodificando o parágrafo acima:

-Então, você sabia que a é b?
-Não! A é a e b é b!
-Para com isso, a é b!
-Ah! Preste atenção, VOCÊ NÃO SABE DE UMA COISA! Eu estudei isso!

Acabou a conversa. Afinal, alguém continuaria?

Eu continuei, por aqui. Pois, eu até sei que a é vogal e b é consoante, mas talvez o que você não saiba é que eu possa tá olhando a e b como iguais, por serem letras, por forma palavras e também fazerem parte do mesmo coletivo, o alfabeto.
Você, deveria saber que toda forma de viver, é conhecimento, ainda que teóricos tenham engendrado a forma certa de se fazer conhecimento, ou melhor, produzir.
Pois fique sabendo, minha vó que é analfabeta, sabe mais que eu e você, que tem o nível superior.
O saber está em ser, e ser é para quem se esvai do seu aprendido e do seu eu, para ser para o outro. PARTILHANDO!

6 comentários:

  1. Certa vez um prof meu estava discutindo isso na sala. Ele falou sobre a palavra alienação. Estar alienado é estar alheio. Precisamos disso Monis as vezes senão a gente pira!
    As vezes é bom estarmos alienados!

    ResponderExcluir
  2. Tudo depende do ponto de vista, do referencial, do contexto... uma moeda tem só dois lados, mas as situações pelas quais passamos têm tantos...!

    Beijunda!

    ResponderExcluir
  3. Doar-se e esvasia-se do seus comenhecimentos,daquilo que jugamos ter/saber é a forma mais transparente de coompreender o olhar diferente,o pensar e agir diferente,ou seja, o DIFERENTE contido no outro.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo...tinha que vim de vc!
    Concordo plenamente: "minha vó que era analfabeta,também sabia mais que eu e você, que estamos no nível superior".
    É preciso respeitar os saberes...como disse Paulo Freire: "Não há saber maior ou menor, há saberes diferentes". Amei! Parabéns, Ramonzim! ^^

    ResponderExcluir
  5. Não há nada melhor nesta vida do que se permitir ser pequeno pra ser grande, quando preciso for...
    As partilhas nos fazem ser Gente!!

    ResponderExcluir
  6. "As partilhas nos fazem ser gente". Drika, sua linda...amei isso!! E linda leitura amigo!!!Beijos, seu lindão!!!

    ResponderExcluir